
QI I5















O PROJETO
Certificada com o selo de eficiência ambiental LEED Platinum na categoria “Core and Shell”, essa edificação na QI 15 do Lago Sul ocupa o último lote corporativo localizado nesse nobre setor de Brasília. Soma 2500 m2 distribuídos em térreo, pavimento superior e um subsolo.
O aspecto formalista desse bloco se deu a partir da interpretação de duas demandas fundamentais do programa: Uma imponente sala de reuniões e uma generosa varanda. Ambas voltadas pra o Lago Paranoá.
As demais áreas de trabalho foram definidas de modo a permitir versatilidade de ocupação com generosas aberturas definindo agradáveis enquadramentos do bairro. O acesso se dá por um pátio de convivência e uso comum voltado para a rua.
A “epiderme” escura é uma fachada ventilada com painéis LAMINAM. Esse material de alto desempenho térmico responde bem às premissas eficiência energética e baixo cusde manutenção.
Os jardins foram igualmente desenvolvidos visando baixo consumo de água, sombreamento e utilização de espécimes endêmicas de Cerrado. A edificação dispõe ainda de sistema independente para armazenamento e reuso de águas cinzas, além de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica e automação predial.







FICHA TÉCNICA
ARQUITETO: Eduardo Fittipaldi e Pedro Praia
EQUIPE: Sandra Aires
RENDER: Fábrica D'arte Computação Gráfica
LOCALIZAÇÃO: Lago Sul - Brasília - DF
CLIENTE: Empreendimentos Brasília
ANO: 2012
STATUS: OCUPADO PELO CONSELHO NACIONAL DE FARMÁCIA
CONSTRUTORA: Construtora Mais
INSTALAÇÕES: AMV5
AR-CONDICIONADO: AMV5
PAISAGISMO: Ana Paula Roseo
CONSULTORIA P/ CERTIFICAÇÃO: Conceito Arquitetura
CERTIFICAÇÃO: PROCEL (ENCE), LEED
FOTOS: Joana França
https://www.archdaily.com.br/br/904397/qi-15-fittipaldi-arquitetura