©2018 FITTIPALDI ARQUITETURA LTDA. Todos os direitos reservados. Site por Marcos Afonso e Thayná Castro.

  • @FITTIPALDIARQUITETURA

PORTARIA JARDINS FGR

PROJETOS FGR

Os projetos de arquitetura para as áreas de uso comum do Condomínio Jardins foram norteados por premissas ligadas ao ciclo de vida das edificações. Todas as definições de projeto consideraram reduzir custos de manutenção, economia e eficiência de consumo energético, além de garantir versatilidade para diferentes layouts e usos futuros.

 

O aspecto visual dos projetos anuncia a relação de austeridade e compromisso que a arquitetura estabelece com os morros e Murunduns do Cerrado nativo, e com o paisagismo do escritório BURLE MARX. As linhas simples e os generosos espaços de transição entre as áreas fechadas do programa e o entorno natural definem proximidade com a Natureza. Desse modo, os projetos foram concebidos de modo a se prolongar no espaço externo e, tais quais grandes árvores com grandes sombras, tornarem-se presentes na escala urbana com discrição e monumentalidade.

 

Monumentalidade nas palavras de Lúcio Costa: “não no sentido da ostentação, mas no sentido da expressão palpável (...) consciente daquilo que vale e significa”."

PORTARIA

A portaria do condomínio Jardins é a edificação de acesso. A implantação se deu no sentido longitudinal ao perfil natural do terreno, definindo uma transição permeável entre a zona lindeira de Cerrado Nativo e a área urbanizada.  O programa de usos inclui generosas áreas de uso coletivo com salas de atendimento, praça para eventos, e um salão multiuso voltado para o vale como um grande mirante da paisagem. A áreas operacionais e de serviço estão localizadas na porção oposta do bloco e voltadas para a parte interna do condomínio definindo um grande painel de azulejaria assinado pelo artista Alexandre Mancini na fachada principal.

FICHA TÉCNICA

ARQUITETO: Eduardo Fittipaldi e Pedro Praia

EQUIPE: Marcos Afonso e Maria Paula

LOCALIZAÇÃO: Itapoã - DF

ANO: 2017

STATUS: Em Construção

1/3