
CASA MURUNDUM




O PROJETO
A casa Murundum respondeu ao programa de uso e intenções de um cliente atento a questões relacionadas à inovação e sustentabilidade.
Está localizada nos arredores de Brasília em uma área de morro de Murunduns que abriga espécimes endêmicas e cuja topografia garante os fluxos hídricos em grotas intermitentes de abastecimento dos lençóis freáticos do Bioma.
A casa foi implantada de modo longitudinal à topografia para promover o menor impacto possível no perfil natural do morro e está voltada para o quadrante Sul onde é possível dispor de generosas aberturas e planos envidraçados devido à baixa insolação direta.
Com estrutura leve em chapa dobrada e fechamentos em Adobe (tijolos de terra compactada sem cozimento), essa residência logrou um custo execução muito abaixo de uma obra convencional além de ter reduzido à quase zero os resíduos e efluentes durante o período de obra. A casa ainda conta com captação de águas para reuso e geração de energia elétrica a partir de células fotovoltaicas instaladas sobre a cobertura.
FICHA TÉCNICA
ARQUITETO: Eduardo Fittipaldi e Pedro Praia
LOCALIZAÇÃO: Altiplano Leste - Paranoá - DF
ANO: 2015
STATUS: Construído
FOTOS: Eduardo Fittipaldi


