CASA MURUNDUM

FRENTE (EM OBRA)
FRENTE (EM OBRA)

press to zoom
DENTRO (EM OBRA)
DENTRO (EM OBRA)

press to zoom
VISTA
VISTA

press to zoom
FRENTE (EM OBRA)
FRENTE (EM OBRA)

press to zoom
1/4

O PROJETO

A casa Murundum respondeu ao programa de uso e intenções de um cliente atento a questões relacionadas à inovação e sustentabilidade. 


Está localizada nos arredores de Brasília em uma área de morro de Murunduns que abriga espécimes endêmicas e cuja topografia garante os fluxos hídricos em grotas intermitentes de abastecimento dos lençóis freáticos do Bioma.


A casa foi implantada de modo longitudinal à topografia para promover o menor impacto possível no perfil natural do morro e está voltada para o quadrante Sul onde é possível dispor de generosas aberturas e planos envidraçados devido à baixa insolação direta.


Com estrutura leve em chapa dobrada e fechamentos em Adobe (tijolos de terra compactada sem cozimento), essa residência logrou um custo execução muito abaixo de uma obra convencional além de ter reduzido à quase zero os resíduos e efluentes durante o período de obra. A casa ainda conta com captação de águas para reuso e geração de energia elétrica a partir de células fotovoltaicas instaladas sobre a cobertura.

FICHA TÉCNICA

ARQUITETO: Eduardo Fittipaldi e Pedro Praia

LOCALIZAÇÃO: Altiplano Leste - Paranoá - DF

ANO: 2015

STATUS: Construído

FOTOS: Eduardo Fittipaldi