CASA MURUNDUM

O PROJETO

A casa Murundum respondeu ao programa de uso e intenções de um cliente atento a questões relacionadas à inovação e sustentabilidade. 


Está localizada nos arredores de Brasília em uma área de morro de Murunduns que abriga espécimes endêmicas e cuja topografia garante os fluxos hídricos em grotas intermitentes de abastecimento dos lençóis freáticos do Bioma.


A casa foi implantada de modo longitudinal à topografia para promover o menor impacto possível no perfil natural do morro e está voltada para o quadrante Sul onde é possível dispor de generosas aberturas e planos envidraçados devido à baixa insolação direta.


Com estrutura leve em chapa dobrada e fechamentos em Adobe (tijolos de terra compactada sem cozimento), essa residência logrou um custo execução muito abaixo de uma obra convencional além de ter reduzido à quase zero os resíduos e efluentes durante o período de obra. A casa ainda conta com captação de águas para reuso e geração de energia elétrica a partir de células fotovoltaicas instaladas sobre a cobertura.

FICHA TÉCNICA

ARQUITETO: Eduardo Fittipaldi e Pedro Praia

LOCALIZAÇÃO: Altiplano Leste - Paranoá - DF

ANO: 2015

STATUS: Construído

FOTOS: Eduardo Fittipaldi

©2018 FITTIPALDI ARQUITETURA LTDA. Todos os direitos reservados. Site por Marcos Afonso e Thayná Castro.

  • @FITTIPALDIARQUITETURA