©2018 FITTIPALDI ARQUITETURA LTDA. Todos os direitos reservados. Site por Marcos Afonso e Thayná Castro.

  • @FITTIPALDIARQUITETURA

CASA MARIANA

1/13

O PROJETO

A casa está localizada em um condomínio na região lindeira ao Jardim Botânico de Brasília. É uma casa térrea e sem desníveis internos que soma cerca de 650m2 contendo quatro suítes e um generoso programa de uso social. Os espaços foram organizados para garantir um relacionamento permanente com o Jardim e com a luz natural, a partir de uma planta racionalista de duas “peças” dispostas em formato de “L”.

A “peça” que abriga as funções de uso social foi implantada no sentido transversal ao lote dando acesso às áreas de lazer e piscina que se desenvolvem na parte posterior. 

A "peça" que compõe a parte íntima se desenvolve em um volume longilíneo que, em função do perfil natural do terreno, se projeta em balanço estrutural sobre o jardim na fachada frontal. A circulação de acesso aos quartos está voltada para esse jardim através de uma membrana ritmada de bambus.

 

O aspecto natural das 200 varas de bambu “phylostaquis” in natura dialoga com os planos fechados e estrutura metálica da Casa, reafirmando seus limites e contrastes com a natureza.

FICHA TÉCNICA

ARQUITETO: Eduardo Fittipaldi e Pedro Praia

EQUIPE: Mylena Rodrigues, Marcos Afonso e Thayná Castro

LOCALIZAÇÃO: Lago Sul - Brasília - DF

ANO: 2012

STATUS: Construído

FOTOS: Joana França

ESTRUTURA METÁLICA: Superaço 

ESQUADRIAS: Talentus Esquadrias

COMPONENTES EM BAMBU: Bioestrutura Engenharia

MOBILIÁRIO PLANEJADO: Alaor Móveis, Bontempo

ENERGIA SOLAR: Voltaica

REVESTIMENTOS: Vallori

https://www.archdaily.com.br/br/904385/casa-mariana-fittipaldi-arquitetura