©2018 FITTIPALDI ARQUITETURA LTDA. Todos os direitos reservados. Site por Marcos Afonso e Thayná Castro.

  • @FITTIPALDIARQUITETURA

CASACOR 21ª EDIÇÃO

1/8

O PROJETO

O Projeto para fachada da Casa Cor foi uma instalação com 750 varas de bambu Phylostaquis sobre uma estrutura metálica tubular ancorada ao bloco que abrigou a mostra em Brasília no ano de 2011.

As 750 varas de bambu com 4.00 m de cumprimento foram atravessadas ao meio por um perfil tubular de 38mm instalado a 3.00m do solo. Os bambus foram fixados em seu eixo permitindo o posicionamento equilibrado em qualquer ponto, seja na vertical ou na horizontal – o que permitia o acesso dos visitantes ao bloco da mostra. Os visitantes eram convidados a movimentar as varas em seu eixo modificando a superfície e criando curvas inusitadas e espirais tal qual uma imensa fita de DNA.

A fachada da Casa Cor foi o primeiro projeto conjunto entre as duas gerações, incluindo o filho Eduardo Fittipaldi e o casal Regina e Sergio Fittipaldi.

A Fittipaldi Arquitetura foi vencedora  do prêmio CasaCor 2011, na categoria Projeto Mais Sustentável dessa mostra.

A estrutura metálica foi gentilmente cedida pela GRAVIA.

“Decidimos patrocinar o projeto do escritório Fittipaldi pela ousadia da proposta. Trata-se de uma criação esteticamente diferenciada e ambientalmente responsável, pois utiliza dois dos materiais mais sustentáveis entre os elementos construtivos: o aço, que é reciclável e o bambu, que é renovável.”

- Rosângela Gravia, superintendente do Grupo GRAVIA.

FICHA TÉCNICA

ARQUITETOS: Regina, Eduardo e Sergio  Fittipaldi

LOCALIZAÇÃO: Brasília - DF

CLIENTE: CasaCor Brasília

ANO: 2011

STATUS: Construído

PRÊMIO: Projeto mais Sustentável - CasaCor 2011

FOTOS: Clausem Bonifácio e Haruo Mikami